terça-feira, 7 de abril de 2015

As sapatilhas de ponta.

Para a primeira postagem oficial depois da minha volta,decide trazer um assunto que me chamou muita atenção nos comentários de uma das minhas antigas publicações: o uso da sapatilha de ponta.

Uma menina pergunto qual seria a melhor ponta para ela usar, sendo que ela não fazia aulas e estava aprendendo em casa, por meio de vídeos, o básico do ballet. Respondendo a pergunta dela: Nenhuma sapatilha de ponta.

O uso da ponta é algo que deve ser tratado com muita seriedade, a bailarina precisa de pelo menos três anos de preparo para poder começar a usá-la. No caso de crianças, mesmo que essa faça balé dos 3 aos 6, por exemplo, completando os três anos que falei ela NÃO deve de modo algum usar as sapatilhas. O uso ideal é a partir dos 10 anos de idade, podendo ser mais para algumas. O uso da ponta antes da idade certa ou antes da aluna estar preparada pode causar muitos problemas no desenvolvimento dos pequenos e até fazer com que o futuro na dança que eles poderiam ter acabe antes mesmo de começar.

Cada aluno, criança ou adulto, deve ser avaliado pelo professor para ver se possui condições de iniciar o trabalho nas pontas, sendo elas:
  • Idade( no caso de crianças);
  • Técnica ( saber de uma forma solida a base do balé)
  • Amplitude no movimento dos tornozelos ( força para subir e sustentar-se na ponta)
  • Maturidade física ( ter condições, de forma geral, para o uso da sapatilha)
  • Maturidade emocional ( pouco falada mais possui um certa importância, se a aluna não possuir condições emocionais pode acabar sofrendo mais que o necessário com o uso da ponta)

Se a aluna não tiver essas condições citadas a cima o professor não deve deixar que ela use as sapatilhas.


E para as apressadinhas: NUNCA compre uma ponta (para treinar em casa) antes do seu professor solicitar e NUNCA pegue uma ponta emprestada de uma amiga que já use, cada uma quebra sua ponta de uma maneira (conforme o seu pé) e subir na ponta quebrada no local que não é o adequado para seu tipo de pé pode te causar lesões.

Nenhum comentário: